quarta-feira, 14 de maio de 2014

EU DO ATO - REFERENCIAS

Seguindo uma proposta de direção experimental com enquadramentos e planos fixos, closes e dois movimento de câmera.
Plano de filmagem acompanhado com storyboard. As referências audiovisuais são filmes e vídeoclipes. 


O primeiro filme foi “A Árvore da Vida” do Cineasta Terrence Malick onde o Diretor explora vários travellings e zoom in e zoom out nos personagens em especifico na atriz Jessica Chastain. Estes mesmos planos usados nas locações externas que são os cemitérios e ao seu redor.


O segundo filme foi à produção nacional “Elena” da Cineasta Petra Costa. Além dos planos fixos explorados no cemitério e na locação interna que será no banheiro.


Ainda na locação do banheiro, a referência é o clipe “Everybody’s Fools” da banda Evanescence, onde a vocalista Amy Lee esta mergulhada na banheira onde desperta.


A dor e a angustia das duas personagens dos filmes “A Árvore da Vida” e principalmente “Elena” serão a construção do perfil da personagem para o curta-metragem “Eu Do Ato”.

Como proposta de direção de fotografia em preto e branco (PB). Como referência fotográfica do clipe “Back To Black” da cantora Amy Whinehouse onde a maioria das cenas são em um cemitério. Visualmente, com características da fotografia expressionista com o jogo de luz e sombra, perspectiva e enquadramento para se encaixar com os sentimentos de dor e psicológica que são algumas das características do movimento Cinema Expressionistas Alemão, tanto estéticos quanto emocional. Criando uma atmosfera do ambiente com a personagem. Para a cena do banheiro onde a personagem esta dentro de uma banheira cheia d’água mantém o mesmo clima com pouca luz em um ambiente escuro e fechado.

Proposta de uma edição fragmentada tendo como referência os filmes e videoclipes já citados na proposta.
Captação do som ambiente tanto do banheiro quanto do cemitério. Para o áudio da personagem será gravado em estúdio menos da uma segunda personagem que não aparece na trama, chamado pelo nome de Natalia varias vezes. Os diálogos serão todos do texto que inspirou o curta. Algo similar a “Elena”. 

(VUMBORA, V.S.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário