quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

DOC VHQ ABRE A 2° SEMANA DO QUADRINHO NACIONAL

Na ultima semana de janeiro, de 25 a 29, foi realizado a "2° Semana do Quadrinho Nacional", para comemorar do Dia Nacional do Quadrinho que é realizado no dia 30 de janeiro. O evento aconteceu na FCP - Fundação Cultural do Pará (Centur).


Na abertura do abertura do evento, foi exibido o Documentário "VHQ - Uma breve história do quadrinho paraense" no Cine Líbero Luxardo.


Após a exibição, foi realizado um bate-papo com o Diretor do documentário Vince Souza e com alguns quadrinhistas entrevistados. Foram eles: Alan Yango, Andrei Miralha, Bichara Gaby, Joe Bennett, Rosinaldo Pinheiro, Otonial Oliveira e Volney Gonçalves


Além da exibição do documentário e o bate-papo, o evento ainda teve workshops nas áreas de desenho,  roteiro, edição de quadrinhos e ilustração com convidados já atuantes na área.


Outro destaque do evento foi o lançamento do concurso de Histórias em quadrinhos onde o tema é "Belém 400 Anos". Serão selecionadas cinco histórias com o objetivo de estimulo á produção de quadrinhistas iniciantes e a comemoração do aniversário de Belém.
 
 
Alias, a Semana do quadrinho nacional foi um sucesso de publico. Muitos apaixonados pela Nona Arte e principalmente uma nova geração de talentos, ainda desconhecidos, onde tiveram o seu espaço para expor seus trabalhos ao lado de produções como "Pretérito Mais Que Perfeito" e "Maximus" já conhecidas pelos fãs de quadrinhos paraense, principalmente mulheres mostrando sua força como foi o caso da escritora Roberta Spindler divulgando o seu livro "A Torre A Cima do Véu" que esta escrevendo a sua primeira HQ. Outro grande talento foi Lais Gabrielle L com o seu projeto "Penteia Meu Fio de Lã" e Brisa Nunes na área de ilustração para livros infantis.


 

Em nome do Café, Cinema e Quadrinhos, gostaríamos de agradecer aos organizadores do evento pelo. Aqui em Belém temos muitos talentos. Continuem produzindo  Vumbora!

Fotos: Volney Gonçalves

Um comentário: