segunda-feira, 19 de outubro de 2020

UMA BREVE HISTÓRIA DO QUADRINHO PARAENSE

Durante a edição 2015 do Amazônia Comicon realizada na cidade de Abaetetuba, o Diretor, Roteirista e Ilustrador Vince Souza exibiu o recente lançado documentário "VHQ - Uma breve história do quadrinho paraense". 

Além de Vince Souza, o evento contou com a participação de outros quadrinistas, cartunistas, editores e pesquisadores. Gian Danton que foi o primeiro entrevistado para o documentário sugeriu para Vince Souza a possiblidade em escrever um livro. A ideia permaneceu na mente no realizador até 2019 quando  o documentário "VHQ - Uma breve história do quadrinhos paraense" completou 4 anos no final de fevereiro. Vince Souza que também estava exercendo a atividade de Arte Educador (Professor) recebeu o convite de Cássio Tavernad em escrever e livro sobre o cenário paraense de quadrinhos pelo projeto Cultura e Memória pela SECULT. 

A base do livro foi o documentário. Mesmo após o lançamento do documentário, Vince Souza continuou a pesquisa sobre o cenário de quadrinhos paraense. Entre o acréscimo de sua pesquisa estava a produção feminina iniciado com Adriana Abreu até chegar no M.AR. - Mulheres Artistas. Entre os traços e escritas estão Ty Silva, Helo Rodrigues, Samantha Ranny, Laís Gabrielle e entre outras. 

Outro acréscimo foi Castanha do Pará de Gidalt que além ter sido o primeiro quadrinho a receber o prêmio Jabuti a capa sofreu censura que durou pouco tempo. Mundo das Trevas de Robson Marone que apresenta terror com lendas amazônicas. Eram novos traços surgindo.     

Com Vince Souza na pesquisa, o livro teve a colaboração escrita de Otoniel Oliveira que também faz parte do cenário paraense tanto nos quadrinhos quanto na animação.

O livro que recebeu o titulo "Uma breve história do quadrinho paraense" foi lançado no ultimo dia da Feira Pan-Amazônica do Livro, em 01 de setembro de 2019. O evento ainda contou um espaço dedicado para quadrinistas, cartunistas e ilustradores chamado Beco dos Artistas.

Em 2020, o documentário "VHQ - Uma breve história do quadrinho paraense" fez 5 anos e o livro 'Uma breve história do quadrinho paraense" fez 1 ano.  

Essa arte foi feita por Sérgio Fiore. A arte foi inspirada no depoimento de Vince Souza que quando criança ganhou de mãe o seu primeiro gibi que foi dos Transformers durante a década de 80 em uma banca que infelizmente não existe mais.

Além dos contatos fornecidos na arte do cartaz. o livro pode ser encontrado, no blog do Café, Cinema e Quadrinhos, na Fox e na SECULT. 

Vince Souza garante que sua pesquisa continuara. Não se sabe se será um segundo documentário ou seu manuscrito original mas garante que os quatro traços que são ilustração, cartuns, quadrinhos e animação estarão presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário