segunda-feira, 3 de agosto de 2015

EXIBIÇÕES DO DOCUMENTÁRIO VHQ - UMA BREVE HISTÓRIA DO QUADRINHO PARAENSE: LANÇAMENTO

Cine Olympia, Casa das Artes, Cine Líbero Luxardo, Sesc Boulevard, enfim, foram esse e mais alguns lugares como festivais e na TV onde o documentário "VHQ - Uma breve história do quadrinho paraense" foi exibido. Infelizmente nem todas as sessões tiveram registros e sim ficamos devendo.
Assim como documentário, este registro do lançamento era obrigatório. Logo no Hall do Cine Olympia encontra com Arnaldo Prado Junior, Bichara Gaby, Branco Medeiros, Joe Bennett, Andrei Miralha, Alan Yango, Volney Gonçalves, Otoniel Oliveira, Emmanuel Thomaz, Emerson Coe, Luiz Claudio e Lupa que foram alguns dos entrevistados.
E o que dizer de dentro do Cinema Olympia, quase lotado. Todos querendo saber a produção local de quadrinhos.
Quem conhece o cenário vai sentir falta de alguém por que são muitas nomes e quem não conhece vai se espantar com o quanto de pessoas produzem quadrinhos. A prova disso são os desenhos feitos durante o documentário. Todos anônimos.
Quando se fala em fazer em quadrinhos e primeira coisa que vem a cabeça é desenhar. Quem quer fazer quadrinhos não precisa saber desenhar. Quadrinhos não é só desenhar. Também tem quem escreve, arte-finalizar, colorista, letrista, edita ou até quem pesquisa quadrinhos. outra prova disso foram os grupos que surgiram como Ponto de Fuga, Boca no Mundo, Casa Velha e Catarse. Era um trabalho coletivo como uma banda de rock ou uma equipe de filmagem.
Este é o primeiro documentário sobre quadrinhos paraenses e esperamos que este seja o primeiro de muitos. Os 21 entrevistados e mais alguns citados são apenas uma pequena parte. Esse documentário foi feito para todos aqueles que fazem quadrinhos. Graças a esses heróis que é possível fazer quadrinhos em Belém.
O Café, Cinema e Quadrinhos gostaria de agradecer a todos. Os 21 entrevistados, aos desenhistas anônimos. IAP (Hoje, Casa das Artes) e aos apoios: APAB/IFPA - NUPAED, Coletivo Quadro a Quadro, Visionaria Filmes, Muirak Studios, Liga Nerd Geek e Geek Store.
Por fim, equipe do Café, Cinema e Quadrinhos e a todos aqueles que de algum modo prestigiaram o lançamento do documentário. Muito Obrigado.

Fotos: Isabella Moraes e Natalia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário