quarta-feira, 22 de maio de 2013

ESPELHO E SILÊNCIO - LUZ E SOMBRA/QUADRO A QUADRO


Roteiro pronto, agora só faltava gravar. Em 2012, surgiu a hipótese de mudar o nome do curta e ao mesmo tempo em gravar o curta com uma câmera super 8. Conseguimos três câmeras, mas o custo de comprar os rolos de filmes e ainda a revelação seria alto.  O projeto ficou engavetado até março de 2013 quando apresentei o roteiro para outro coletivo em que faço parte chamado Quadro a Quadro.

“Espelho e Silêncio” foi o quarto curta gravado pelo Quadro a Quadro. Além de mim, também fazem parte do coletivo Rodolfo Mendonça, Raquel Minervino, Rafael Samora, Tiago Freitas, Marcelo Tavares, Cássio França e recentemente entraram Lériton Brito e Igor Gurjão.

Tivemos cinco dias de pré-produção. Nesse período, conseguimos uma locação, Também conseguimos apoio de alguns equipamentos pela APAB/IFPA Campus Belém. Para as gravações, foram mais dois dias.

Mantivemos o nome do roteiro, a referência do clipe, a proposta da fotografia em preto e branco e sem som.

Na escolha do elenco, mantivemos o perfil dos personagens sem nomes. Do homem, seria branco, barbudo, de aspecto abatido ficou para Cristiano Cohen que já era a escolha desde o inicio do projeto. Para a personagem da mulher, teria que ser branca, ficou para Renata Picorelli.

Na locação, houve um trabalho de direção de arte, apresentou uma casa quase sombria e abandonada. Além de acrescentar alguns elementos de cena como a vitrola com vinis, maquina de datilografar, livros, garrafas e entre outros.

Rodolfo Mendonça foi quem cuidou da direção de fotografia e também foi co-diretor. Visualmente, ficou uma fotografia expressionista com o jogo de luz e sombra, encaixou-se com os sentimentos de dor e psicológica que são algumas das características do movimento Expressionista, tanto estético quanto emocional.

Pode-se dizer que a fotografia foi desenhada assim como o storyboard que desenhei. Luz e sombra, quadro a quadro. Foram três storyboards que fiz. Primeiro rascunho para a pré-produção, o segundo rascunho na produção e o terceiro rascunho na pós-produção. 

Agora, "Espelho Silêncio" tera o seu lançamento junto com o quinto trabalho do Quadro a Quadro chamado "Fotodramas" de Tiago Freitas. Também serão exibidos os três primeiros trabalhos do coletivo que são "Do Amor" de Rodolfo Mendonça, "Em" de Raquel Minervino e "Entre Portas" de Rafael Samora. As produções serão exibidas no Sesc Boulevard, hoje (22/05), a partir das 19h. Entrada franca. Vumbora (V.S.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário